Na poética margem direita do rio Lima, bem próximo da vila de Ponte de Lima, nasce a Casa de São Gonçalo. Das suas varandas pode-se admirar a beleza resplandecente do centro histórico, o rio com as suas pontes e a majestosa avenida do centro histórico de Ponte de Lima.

Dispõe de um quintal com um bonito e cuidado jardim. Os hóspedes são recebidos calorosamente num ambiente tradicional. Agradavelmente decorada, a casa de São Gonçalo conta objetos de coleção e peças de artesanato regional pintado à mão. Para os amantes de actividades desportivas, dispõe de passeios a pé e de bicicleta que proporcionam experiências inspiradoras de descoberta da região da Ribeira-Lima.

Alojamento

  • 1 x Apt. x2 - Desde 78.00€ / noite
  • 1 x Duplo - Desde 78.00€ / noite

Características

  • Desportos náuticos
  • Fala-se espanhol
  • Fala-se francês
  • Fala-se inglês
  • Jardins
  • Passeios a Pé
  • Pesca

Localização

Arcozelo

294 TH

Situada no lugar de São Gonçalo, na margem direita do rio Lima, a casa com o mesmo nome goza de uma localização privilegiada. As encantadoras varandas do edifício proporcionam uma deliciosa vista sobre a vila de Ponte de Lima. Avista-se a vila e avista-se o rio, com as suas pontes e a avenida. Os visitantes que aqui se dirigem são recebidos calorosamente por Maria Antónia Silva e Sousa, a dona da casa, que não deixa a sua simpatia por mãos alheias.

E é neste ambiente de mirante que se eleva esta casa novecentista, toda ela construída em granito e rodeada por um jardim à moda antiga e muito bem cuidado. A construção da casa data do século XIX e apresenta-se como um pequeno edifício que, visto de fora, e pela sua simplicidade, indicia interiores simples e confortáveis. E assim é, de facto, a decoração. Basta entrar na acolhedora recepção para confirmar a sensação de simplicidade e conforto. Agradavelmente decorada, a Casa de São Gonçalo conta com muitas peças de artesanato regional pintado à mão, essencialmente cerâmica, e tem como peça principal um encantador e antigo relógio que parece, teimosamente, lembrar que o tempo existe.

A lotação da Casa de São Gonçalo não é muito grande, mas é por isso que se constitui como um poiso indicado para um pequeno núcleo de amigos sedentos de convívio e descanso ou para um repousante e sossegado retiro familiar. A oferta é de um quarto duplo e de um apartamento para duas pessoas. A quatro, na Casa de São Gonçalo, encontra-se o merecido descanso para uns dias longe do rebuliço urbano.

Para actividades mais energéticas ou para visitantes menos acomodados, existe também a possibilidade da realização de passeios a pé e, nos dias mais quentes, aconselha-se uma pequena incursão até à praia fluvial, nas proximidades, para uns bons banhos de água doce no rio Lima.

In Solares de Portugal A arte de bem receber , Edições INAPA, 2007