RELATÓRIO

DE ATIVIDADES

EXERCÍCIO 2019

TURIHAB – Associação do Turismo de Habitação

Praça da República

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Introdução

O ano 2019 ficou marcado como o ano da forte Internacionalização dos Solares de Portugal e da valorização e dinamização da oferta do Turismo de Habitação e do Turismo no Espaço Rural em Portugal.

A TURIHAB – Associação do Turismo de Habitação criou e registou a sua nova logomarca dos Solares de Portugal incluindo “Casas no Campo”.

A TURIHAB – Associação do Turismo de Habitação lançou uma nova campanha da imagem dos Solares de Portugal com o tema “Viaje no Tempo com os Solares de Portugal – Historic Family Homes” e “Disfrute das Origens do Campo em Portugal – Discover the Hidden Portugal”.

Desenvolvemos uma campanha de marketing digital com o Turismo de Portugal, para a integração do site Solares de Portugal, no portal de reservas online www.visitportugal.com, disponível em nove línguas.

Organizamos visitas educacionais para jornalistas e operadores turísticos dos mercados internacionais, maioritariamente, provenientes da Europa, como Espanha, França, Alemanha, Suíça, Escandinávia (Dinamarca, Suécia e Noruega), Áustria, Inglaterra e de fora da Europa com o Brasil, Canada, Estados Unidos da América e Austrália.

Promovemos workshops internacionais Espanha, Itália, Alemanha, França, Suíça, Canada, Estados Unidos da América e Emirados Árabes Unidos, tendo o Presidente da TURIHAB feito uma apresentação com o tema “Na rota dos Solares de Portugal - Valorização do Património e Desenvolvimento Sustentável” e “Solares de Portugal, the Rich Legacy of Portugal’s Architectural and Cultural Heritage”.

Participamos na BTL e nos Hosted Buyers, em Lisboa, e organizamos uma exposição dos Solares de Portugal no Castelo de Freyer na Bélgica, uma exposição patente todo o ano.

A TURIHAB lançou, em 2019, o seu livro “Saberes e Sabores Avoengos – Solares de Portugal”, uma publicação digital e física, em português e Inglês, no qual apresenta todas as casas associadas, acompanhadas de um trabalho de recolha fotográfica de alta qualidade.

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Valorização e Dinamização da Oferta

1.Valorização e Dinamização do TH/TER

A TURIHAB – Associação do Turismo de Habitação, marcou o ano de 2019 pela dinamização e valorização da oferta do Turismo de Habitação e TER - Turismo no Espaço Rural, com o mote “Viajar no tempo, habitar o património”, pela criação da nova logomarca, pelo desenvolvimento de novos circuitos temáticos e o levantamento fotográfico e conteúdos para a valorização da oferta e a sua internacionalização.

1.1. Itinerâncias “Portugal de Raiz”

A TURIHAB atenta aos novos desafios do turismo cultural sustentável e aos princípios pilares do desenvolvimento do Turismo de Habitação e TER

Turismo no Espaço Rural em Portugal, pretendeu em 2019, reforçar as itinerâncias alicerçadas no conceito Portugal de Raiz com uma estratégia abrangente da valorização do património histórico, cultural e ambiental das casas associadas.

As itinerâncias Portugal de Raiz desenvolvem-se à volta da ideia do regresso às origens, à descoberta das raízes, ao Portugal real e profundo,

àfruição do património e da diversidade da oferta, ao viajar no tempo pela historia, pelas memorias e tradições, pelo reviver dos usos e costumes, que se afirmam na arte de bem receber, pela originalidade e genuinidade desta oferta distinta e diferenciadora que são os Solares de Portugal e as Casas no Campo.

Foram desenvolvidos os seguintes circuitos para os mercados internacionais:

a)Discovery the Heritage of Solares de Portugal (14 noites);

b)Between Castles and convents (14 noites);

c)Heritage and Traditions of Portugal (14 noites);

d)Discover the real Portugal trough the Solares (14 noites);

e)The Roots of Solares de Portugal Style of Living at Manor Houses Patrimony – Gardens – Gastronomy (14 noites).

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Valorização e Dinamização da Oferta

A TURIHAB, em 2019, juntamente com os seus associados, reforçou a promoção através de vários canais de distribuição dos novos circuitos e rotas temáticas, ligados ao Turismo Verde e de Natureza, Turismo Equestre, e Enoturismo – “Descobrir a Essência das Quintas”. Tendo estes itinerários sido publicados em diversos operadores turísticos, sites internacionais e no novo site dos Solares de Portugal e Casas no Campo.

1.1.1. Turismo Verde e de Natureza

A TURIHAB atenta às novas tendências e às motivações dos turistas dos novos tempos, que procuram a tranquilidade, o repouso e a autenticidade dos locais, desenvolveu juntamente com as casas associadas itinerâncias que contemplam atividades ao ar livre, de baixo impacto ambiental, valorizando o património natural e paisagístico na envolvência de cada casa.

As itinerâncias desenvolvidas envolvem visitas aos jardins, caminhadas nos espaços florestais, percursos nos pomares e matas das quintas entre outras atividades que proporcionam a fruição da natureza e a valorização do património natural e paisagístico.

Circuitos desenvolvidos para os mercados internacionais:

a)Bike Tour in Solares de Portugal (7 noites);

b)Birdwatching in Portugal (14 noites);

c)Discover Portugal inland (14 noites).

1.1.2.O Enoturismo “Descobrir a Essência

das Quintas”

Dado que em 2019, o Dia Europeu do Enoturismo (11 de novembro), passou a ser também o Dia Mundial do Enoturismo, a TURIHAB conjuntamente com os associados produtores de vinho criou novos circuitos, com visitas às vinhas e adegas, com provas e estadias que diferenciam a oferta e exponenciam o Enoturismo no Turismo de Habitação e no Turismo no Espaço Rural em Portugal.

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Associativismo

O Enoturismo é um segmento em franco crescimento que motiva viagens de todo o mundo, com o propósito específico de experienciar e apreciar o sabor e o aroma dos vinhos, as tradições vinícolas, a cultura e a paisagem das localidades onde se produzem vinhos, com grande relevo para as regiões demarcadas e as quintas produtoras.

A TURIHAB criou seis circuitos de enoturismo para os mercados internacionais:

a)History and Wines in Solares de Portugal (8 noites);

b)Discover and enjoy the Portuguese Wines (14 noites);

c)Discover and enjoy the Solares Wines Producers (14 noites);

d)Découvrez les vins du Portugal avec les Solares (14 noites);

e)Wine terroir and gastronomy experience (7 noites);

f)Quintas Program - the Roots of Portugal (14 noites).

2.Associativismo

2.1.Apoio aos Associados - Help Desk – TH /TER

A TURIHAB fez uma grande aposta, em 2019, no seu help desk - gabinete de apoio aos associados, para prestar informações sobre a qualificação da oferta do TH - Turismo de Habitação e do TER – Turismo no Espaço Rural, o Manual de Boas Praticas TH e TER, a NP 4494 - TH/TER e a legislação vigente aos empreendimentos TH/TER. Apoiou os associados nos processos de qualificação e na renovação das licenças, potenciando os novos associados e valorizando a qualidade, a autenticidade da oferta Solares de Portugal e Casas no Campo.

A TURIHAB promoveu uma reunião com a Administração dos seguros Tranquilidade, com a presença e orientação do Vice-Presidente Eng.º Álvaro Azevedo, para discussão e elaboração de um seguro específico para o Turismo de Habitação e TER e Portugal. Para esse efeito foram contactados todos os Associados, para o conhecimento do risco de cada uma das casas associadas e definição das condições técnicas mais vantajosas e ajustadas a incluir na proposta de pacote de seguros.

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Associativismo

2.2. Novos Associados

Até final de 2019 entraram as várias candidaturas que se descrevem seguidamente.

A Quinta de Pindela / Casa da Bouça / Casa de Soutelo, RNET Nº 5482, localizadas em Vila Nova de Famalicão, com 5 unidades de alojamento. Tem uma área de 50 hectares, com campos de cultivo, matas, jardins, quinta pedagógica com animais (destacando-se burras, cavalos), percurso para caminhadas e passeios pedestres. Na Quinta existem 2 casas independentes classificadas em Turismo no Espaço Rural na modalidade Casas de Campo, em vias de classificação em Agroturismo. Estas casas possuem espaços exteriores privativos, piscina, jardins e envolvente paisagística a perder de vista.

A Quinta do Sorilhal / Casa Soral, RNET 4261, localizada em Parada do Bouro, com 8 unidades de alojamento. Classificada em Turismo no Espaço Rural na modalidade Casas de Campo, fica situada na margem esquerda do Rio Cávado, aos pés do Parque Nacional da Peneda Gerês. Rodeada de natureza exuberante, pomares, carvalhos centenários e um pequeno lago, dispõe de piscina e de relaxantes jardins.

O Solar de Almeidinha, RNET 8475, localizado em Almeidinha, a 2Km do centro de Mangualde, com 6 unidades de alojamento, está classificado em Agroturismo. O Solar de Almeidinha é um imóvel constituído por uma estrutura quinhentista, ampliada em meados do século XVIII e novamente remodelada no século XIX, destacando-se da construção original a torre do solar e a abóbada estrelada da capela. No interior conservam-se diversos silhares de azulejo de fabrico coimbrão, aplicados na segunda metade de Setecentos.

As Casas de São Martinho, RNET nº 5359, localizadas em Álvora, Arcos de Valdevez, junto ao Parque Nacional da Peneda Gerês, dispõe de 6 unidades de alojamento, classificadas em TER/ Casas de Campo. As Casas de São Martinho são constituídas por um conjunto de três casas (2 pessoas, 4 pessoas e 6 pessoas), rodeadas de jardins e piscina é o local ideal para fazer caminhadas e andar de bicicleta junto ao Rio Vez.

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Associativismo

2.3.Associados TURIHAB – Solares de Portugal e Casas no Campo

A TURIHAB, em 2019, representava 127 empreendimentos de TH - Turismo de Habitação e TER - Turismo no Espaço Rural, totalizando a oferta de 834 unidades de alojamento e 1.668 camas.

A oferta Solares de Portugal (SP) correspondia a 82 Casas TH, 595 unidades de alojamento e 1.190 camas; a marca Casas no Campo (CC) integra 45 Casas TER, com a oferta de 239 unidades de alojamento e 478 camas.

A média de unidades de alojamento é de 7 quartos/casa nos Solares de

Portugal e 5 quartos/casa nas Casas no Campo.

2.3.1.Reuniões dos Órgãos Sociais da

TURIHAB

A Direção da TURIHAB reuniu mensalmente para planificação, apreciação, avaliação e discussão das políticas e estratégias para o bom funcionamento da associação.

O Conselho Fiscal reuniu a três de abril para análise das contas do exercício da atividade da TURIHAB e apresentou um voto de Louvor à Direção e a todos os seus Colaboradores pelo trabalho desenvolvido durante o ano.

A Assembleia Geral da TURIHAB reuniu a 06 de abril para apreciação, discussão e aprovação do Relatório, Balanço e Contas referente ao ano 2018, sendo aprovado por unanimidade.

A 20 de dezembro, a Assembleia Geral reuniu para a eleição dos Corpos Sociais da TURIHAB para o biénio de 2020 a 2022, ficando eleitos os seguintes associados:

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Associativismo

Novos Órgãos Sociais para o biénio 2020/2022

Assembleia Geral

Presidente – António Carlos Pinto Ribeiro (Casa de Sto. Ant.º Britiande)

Vice-Presidente – José Paulo Archer Pinto de Mesquita (Casa de Sezim)

Secretário – Tristão Ribeiro Bacelar Novais Malheiro (Casa das Torres)

Direção

Presidente – Francisco Silva de Calheiros e Menezes (Paço de Calheiros) Vice-Presidente – Álvaro Gil Antunes de Azevedo (Quinta de S. Bento) Secretário – Manuel José Costa de Carvalho e Sousa (Casa de Alfena) Tesoureiro – Georgina Borges de Macedo (Quinta de Santa Baia)

Vogal – Francisco Xavier Matos Meireles (Casa do Campo) 1º Suplente – Luís Novais Machado (Casa dos Assentos)

2º Suplente – Ernesto Martins Ferreira (Moinho de Estorãos)

Conselho Fiscal

Presidente – João Gaspar de Sousa Gomes Alves (Quinta de Cima de Eiriz) 1º Vogal – João Paulo Horta Gama d’Almeida Baltazar (Casa do Castelo) 2º Vogal – Maria Cristina Sampaio e Melo (Solar Sampaio e Melo)

1º Suplente – Inácio Barreto Caldas da Costa (Casa da Várzea)

2º Suplente – Alberto Tavares Barreto (Casa da Portela de Sampriz)

A Assembleia Geral da TURIHAB reuniu, também, a 20 de dezembro para apresentação, apreciação e discussão do Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2020, aprovado por unanimidade, seguindo-se um almoço de confraternização para todos os Associados no Palacete Villa Moraes.

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Cooperação Institucional

 

 

 

 

 

3. Cooperação Institucional

No âmbito da cooperação institucional, a TURIHAB desenvolveu várias parcerias e protocolos dos quais destacamos:

a)o convite feito à TURIHAB por parte do Laboratório de Turismo que integra o CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e aproveitando as experiências de todos os convidados na área do turismo, para participar na apresentação de uma proposta para projetos de turismo cultural ao “Horizonte 2020 – Europa 2020”, da Comissão Europeia;

b)o Protocolo com a DECO - Associação de Defesa do Consumidor para desenvolver uma campanha junto dos associados e integrar uma reportagem na revista Proteste sobre os Solares de Portugal com o tema “Dormir numa Casa com História”;

c)A TURIHAB – Associação do Turismo de Habitação integra a Comissão Técnica para a normalização do Turismo, tendo participado em todas as reuniões da CT 144, sendo o representante da Associação o Presidente da Direção Eng.º Francisco de Calheiros. Participou, também, nas reuniões da CT144 – Subcomissão da 7 – Turismo de Habitação e TER- Turismo no Espaço Rural, fazendo parte desta comissão a Diretora de Marketing Dra. Maria do Ceu Sá Lima e nas reuniões da Subcomissão 10 – Alojamento Turístico fazendo parte o Secretário da direção Arq.º Manuel de Sousa

d)o Protocolo entre a TURIHAB – Associação do Turismo de Habitação e a AJH – Associação Portuguesa dos Jardins Históricos em que ambas as entidades assinaram um Protocolo de Cooperação que visa definir um compromisso de cooperação entre a TURIHAB e a AJH, com vista a proporcionar condições preferenciais no acesso aos serviços mútuos e fixar as regras que deverão nortear a promoção e a internacionalização dos Jardins Históricos de Portugal e dos Solares de Portugal.

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Promoção e Internacionalização

 

 

 

 

 

4. Promoção e Internacionalização

O ano de 2019, foi um ano de excelência para a promoção e internacionalização dos Solares de Portugal e Casas no Campo.

Foi realizado um conjunto de ações integradas e orientadas para mercados internacionais, contando com o envolvimento efetivo dos Associados.

A TURIHAB desenvolveu ações de prospeção e promoção em mercados estratégicos, visitas educacionais com jornalistas e operadores estrangeiros, participando em feiras internacionais e editando materiais de suporte à promoção e marketing. A TURIHAB

A TURIHAB concluiu na sua plenitude a execução do projeto SIAAC – “Solares de Portugal Internacionalização” para projeção internacional do Turismo de Habitação e Turismo no Espaço Rural em Portugal.

4.1 Workshops e Prospeção de Mercado

A TURIHAB participou no workshop internacional em Berlim, Alemanha, entre 06 e 08 de marco de 2019. Este Workshop contou com a presença do Presidente da Direção, Eng.º Francisco de Calheiros, que apresentou os Solares de Portugal e os novos itinerários a cerca de 50 operadores e empresas turísticos. Foram expostos os painéis Solares de Portugal e Casas no Campo e distribuídos por todos os participantes mapas de estradas Solares de Portugal. Foi apresentado um display “Solares de Portugal, the Rich Legacy of Portugal’s Architectural and Cultural Heritage”.

A TURIHAB participou no workshop IBTM Arabia, que decorreu nos Emirados Árabes Unidos, de 24 a 30 de marco de 2019. Este workshop contou com a presença do Presidente da Direção, Eng.º Francisco de Calheiros, que apresentou os Solares de Portugal a mais de 35 operadores e empresas turísticos.

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Promoção e Internacionalização

 

 

 

 

 

A TURIHAB organizou e promoveu 1 Workshop no Canadá, e uma prospeção de mercado nos Estados Unidos da América, realizados de 25 a 28 de junho de 2019. Estes eventos contaram com a presença do Presidente da Direção, Eng. Francisco de Calheiros, que apresentou os Solares de Portugal com o tema “The Real Portugal Experience tradition” a mais de 65 operadores e jornalistas. Foram expostos os painéis Solares de Portugal e Casas no Campo e distribuídos por todos os participantes mapas de estradas Solares de Portugal.

A TURIHAB esteve presente no Workshop, que decorreu na feira da FITUR, de 23 a 27 de janeiro, em Espanha, na cidade de Madrid. A representação foi feita pelo Presidente da Direção e pela Diretora de Marketing Maria do Ceu Sá Lima. Foram efetuados contactos com mais de 75 operadores, jornalistas e agentes turísticos que demonstraram grande interesse pela oferta dos Solares de Portugal e das Casas no Campo. Foram expostos os painéis Solares de Portugal e Casas no Campo e distribuídos por todos os participantes mapas de estradas Solares de Portugal.

A TURIHAB esteve presente no Workshop FairWay, que decorreu em Santiago de Compostela, de 10 a 12 de fevereiro, representada pelo Presidente da Direção, que apresentou os Solares de Portugal a mais de 25 operadores e empresas turísticos.

A TURIHAB esteve presente no Workshop de Milão, em Itália, que decorreu de 10 a 12 de fevereiro, representada pela Diretora de Marketing Maria do Ceu Sá Lima, que apresentou os Solares de Portugal a mais de 25 operadores e empresas turísticos. Foram expostos os painéis Solares de Portugal e Casas no Campo e distribuídos por todos os participantes mapas de estradas Solares de Portugal.

A TURIHAB esteve presente no Workshop que decorreu em Nápoles, de 11 a 14 de abril, representada pelo Presidente da Direção, que apresentou os Solares de Portugal a mais de 20 operadores, jornalistas e empresas turísticos.

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Promoção e Internacionalização

 

 

 

 

 

A TURIHAB esteve presente nos Workshops de Franca e Suíça, localizados na Embaixada Portuguesa em Paris e Genève/Lausanne, que decorreu a 30 de agosto. Contou com a presença do Presidente da Direção, Eng. Francisco de Calheiros, que apresentou os Solares de Portugal com o tema Développement durable du Patrimoine familial au Portugal a mais de 30 operadores e empresas turísticos, tendo sido oferecidos 5 vouchers Solares de Portugal aos participantes. Foram expostos os painéis Solares de Portugal e Casas no Campo e distribuídos por todos os participantes mapas de estradas Solares de Portugal. Foram oferecidos vinhos da Casa de Sezim e da Quinta da Veiga, e produtos do Minho Fumeiro.

4.2 Feiras e Eventos de Turismo

A TURIHAB esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorreu de 24 a 30 de março, em Lisboa. Estiveram presentes o Presidente da Direção, Eng.º Francisco de Calheiros, o Vice-Presidente Eng.º Álvaro Azevedo, o Secretário da Direção Arq. Manuel de Sousa, a Diretora de Marketing e a Técnica Eduarda Alves. Foram realizadas reuniões com operadores e agentes turísticos, nomeadamente a Olimar, a Transeurope, Girassol, SEP Voyages, JM Vacations; bem como com as casas associadas, Casa do Foral, Quinta da Ponte de Louro, Casa do Monte, Casa do Terreiro do Poço, Casa dos Castelejos, Casas da Romaria, Quinta da Praia das Fontes, Moinho Mó da Praia.

Foi promovida e elaborada uma parceria com o blogger Henrique Saraiva Silva, para a realização de várias reportagens dos Solares de Portugal, denominadas “Viagens ao Virar da Esquina”

4.3 Educacionais e Visitas

Foram realizadas visitas educacionais com o objetivo de trazer até Portugal meios de comunicação social e operadores turísticos proporcionando estadias para experienciarem e fruírem da oferta dos Solares de Portugal e das Casas no Campo. Teve-se como critério as novas tendências do sector e dados de ocupação que demonstram uma evolução positiva da procura por alguns mercados, nos quais reforçamos a promoção:

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Promoção e Internacionalização

 

 

 

 

 

Educacional do Mercado da Alemanha – participaram 2 operadores turísticos, com os melhores programas e itinerários de quintas e Turismo de Habitação em Portugal. Organizam estadias individuais “Fly and drive” e de pequenos grupos temáticos com os Solares de Portugal. Foram também convidadas 2 jornalistas de renome no Mercado alemão, no jornal Weltreisejournal e do conceituado Guia Baedeker Discovery the heritage of Solares de Portugal - Wine Terroir and Gastronomy Experience.

Educacional do Mercado da Áustria – participaram na educacional 3 operadores turísticos do mercado Austríaco que programam Portugal, o Turismo Cultural, Património e Gastro-Enoturismo e Turismo ativo. Programam viagens temáticas para individuais e férias de luxo para grupos. Participou ainda 1 Jornalista que escreve sobre a temática gastronomia, vinhos e lifestyle. O tema desta visita foi “The Roots of Solares de Portugal Style of Living at Manor Houses - Patrimony - Gardens - Wines and Gastronomy”.

Educacional do Mercado do Canadá participaram na educacional 2 órgãos da comunicação social canadiana e 2 (dois) operadores turísticos, um operador que programa férias de luxo para grupos em quintas e casas senhoriais na Europa, e a JM Vacations com forte implementação no mercado canadiano e que programa circuitos temáticos nos Solares. A educacional teve como mote “The Real Portugal Experience Tradition - Solares de Portugal - special places to stay”.

Educacional do Mercado da Escandinávia – Foram convidados 4 operadores turísticos (2 Dinamarca, 1 Suécia e 1 Noruega) com grande representatividade no mercado Escandinavo e que programam Portugal, o Turismo Cultural, de Natureza, Ecoturismo, Enoturismo. Programam Viagens temáticas individuais e Férias de luxo para grupos. O tema desta visita foi “Discovery the roots of Solares de Portugal”.

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