Na freguesia de Estorãos, uma das mais cativantes e tranquilas aldeias da região de Ponte de Lima, encontra-se a Casa da Gaiba, uma construção de pedra restaurada para turismo no espaço rural. Esta antiga casa agrícola, harmoniosamente recuperada, com ambiente rústico insere-se na beleza do campo, reunindo as condições para uma estadia de sonho. A casa carinhosamente decorada com ideias criativas e artesanato da região, dispõe de cozinha, sala e dois quartos confortáveis. O jardim com belo pátio convida para desfrutar de momentos de pôr-do-sol ou de pura contemplação da paisagem, bem perto do rio de Estorãos, deslumbrando as serras de Arga e de Antelas ou partindo à descoberta da Área Protegida da Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

Oferece um conjunto de atividades, desde passeios pedestres, de bicicleta, beneficiando um enquadramento de perfeita comunhão com a natureza.

Alojamento

  • 1 x Apt. x4 - Desde 130.00€ / noite

Características

  • Caça
  • Estacionamento
  • Fala-se espanhol
  • Fala-se francês
  • Fala-se inglês
  • Jardins
  • Passeios a Pé
  • Pesca

Morada

Estorãos

485 CC

Estorãos é uma das mais cativantes e tranquilas aldeias da região de Ponte de Lima. E é neste ambiente, ideal para quem procura sossego e beleza natural, que se encontra a Casa de Gaiba.

O edifício é uma construção de pedra, com cobertura de telha, restaurada a partir de uma antiga casa agrícola, que se ergue junto à ribeira de Estorãos, num vale frondoso entre as serras de Arga e de Antelas, numa zona rica em vestígios do passado. Encontra-se rodeado por um recinto vedado e por um jardim bem cuidado, onde um alpendre envidraçado, com poltronas de vime, oferece inúmeras oportunidades de descanso, sob a protecção de uma bonita talha de pedra. Mais resguardado, encontra-se um pequeno pátio, também com um minúsculo alpendre, que dá entrada directamente para a cozinha.

A entrada principal dá para uma ampla sala comum, com um canto presidido pela lareira, e a cozinha situa-se ao pé da sala e dispõe de uma zona destinada aos pequenos-almoços. Uma bonita escada de madeira conduz ao andar superior, dividido em dois amplos quartos de dormir, em mansarda, ambos com casa de banho.

Por toda a casa, a decoração é acolhedora, com um mobiliário rústico que exibe as formas e torneados característicos da zona. A sala dispõe de uma grande mesa, de um aparador e de uma cantoneira, com algumas peças de cerâmica.

A cozinha conserva móveis curiosos, como um suporte para pratos em madeira, e a velha lareira de pedra, decorada com alguns objectos tradicionais da região.

Dispondo de um apartamento para quatro pessoas, a Casa de Gaiba é uma construção rústica que sofreu uma excelente recuperação e aproveitamento de modo a receber, com afabilidade, quem procura a beleza da região.

In Solares de Portugal A arte de bem receber , Edições INAPA, 2007