No mágico monte da Franqueira, a 6 km de Barcelos, situa-se a Quinta do Convento da Franqueira. Antigo Convento franciscano, construído em 1563, encerra pedras do histórico Castelo de Faria. Guardada por uma mata frondosa de pinheiros, esta casa está rodeada de vinhas e jardins, num panorama mágico com vista, da serra do Gerês até ao mar. A casa e o espaço envolvente foram recentemente recuperados pelo actual proprietário, Piers Alexander Crighton Gallie. Esta família inglesa acolhe com conforto e arte de bem receber. Uma das principais atracções da quinta é a piscina natural de águas cristalinas, escondida no verdejante jardim coroado por uma fonte do século XVII.

Alojamento

  • 1 x Duplo - Desde 132.00€ / noite
  • 2 x Twin - Desde 132.00€ / noite

Características

  • Adega
  • Biblioteca
  • Estacionamento
  • Fala-se francês
  • Fala-se inglês
  • Jardins
  • Passeios a Pé
  • Piscina
  • Provas de vinho
  • Refeições mediante solicitação

Localização

Franqueira

2904 TH

A escassos seis quilómetros de Barcelos, a Quinta do Convento da Franqueira é um bom ponto de partida para descobrir alguns encantos desta tão típica cidade minhota. Mas, para os apreciadores do sossego rural, este refúgio tem muito mais para oferecer.

Com acesso demorado por entre uma mata frondosa de pinheiros e rodeada de jardins, vinha e pinheiros, a quinta encontra-se empoleirada no alto do Monte da Franqueira de onde proporciona uma ampla vista, da serra do Gerês até ao mar.

De arquitectura tradicional, a casa é um antigo convento franciscano, construído em 1563 com pedras do histórico castelo de Faria. A casa e o espaço envolvente foram recentemente restaurados pelo seu actual proprietário, Piers Alexander Crighton Gallie. Esta família inglesa pôs mãos à obra e, com imaginação e criatividade, trouxe, ao já de si interessante conjunto, um acréscimo de conforto acompanhado por um caloroso ambiente familiar. Para os dias menos propícios a passeios no exterior, uma biblioteca preenche os requisitos necessários aos eventuais hábitos de leitura dos hóspedes. O interior da casa abriga ainda o espaço destinado aos hóspedes - um quarto "twin" e dois quartos duplos.

Uma das principais atracções da quinta é a sua piscina que, alimentada pela água de uma nascente e escondida no verdejante jardim por detrás de uma graciosa fonte do século XVII, proporciona ao visitante o ambiente ideal para descontrair.

Na quinta, pode ainda visitar-se uma adega moderna onde se produz o vinho da Quinta da Franqueira, cujas vinhas dão cor e alegria, ao longo das estações, à propriedade. No final da visita é possível experimentar o agradável produto das uvas do Convento.

In Solares de Portugal A arte de bem receber , Edições INAPA, 2007

HISTORIAL

A Quinta do Convento da Franqueira, é um antigo convento franciscano do século XVI construído com pedras do histórico castelo de Faria. Foi recentemente restaurada pelo dono, Piers Alexander Crighton Gallie. No Monte da Franqueira de onde se disfruta belo e vasto panorama, desde o Gerês até ao mar, situa-se a casa rodeada de jardins, vinha e pinheiros.