Num local inspirador, em plena paisagem do Vale Covo, em Corte de Sines, nos arredores de Mértola, nasce a bonita Herdade de Vale Covo. Esta propriedade integra-se numa exploração agro-florestal de 184 hectares, um tradicional monte de caça alentejano na Tapada Grande, no seio do Parque Natural do Vale do Guadiana, proporcionando uma estadia de eleição. Dedica-se à agricultura biológica, principalmente à produção de óleos essenciais naturais provenientes de plantas aromáticas e medicinais. A Casa foi recuperada, com conforto original, oferecendo qualidade e bem-estar em harmonia com a natureza. O rio Guadiana assegura o abastecimento de água em articulação com as energias renováveis, como a energia solar. Oferece belos pátios com limoeiros e laranjeiras, pinturas e frescos murais de grande interesse, os jardins e uma refrescante piscina. Um ponto de descoberta do património da região, como o Pulo do Lobo, um estreito canal onde as águas fluem em cascata, as minas de S. Domingos e o inspirador porto fluvial do Pomarão.

Alojamento

  • 5 x Twin - Desde 90.00€ / noite

Características

  • Estacionamento
  • Fala-se espanhol
  • Fala-se francês
  • Fala-se inglês
  • Jardins
  • Passeios a Pé
  • Pesca
  • Piscina
  • Refeições mediante solicitação

Localização

Corte Sines

486 AT

A herdade de Vale Covo, em Corte de Sines, a escassos quilómetros de Mértola, é um tradicional monte de caça alentejano, mas também uma exploração agro-florestal com cerca de 184 hectares. É terra a perder a vista, onde o descanso é privilégio daqueles que procuram momentos de tranquilidade, com qualidade.

Restaurado, e respeitando a traça original, oferece todo o conforto e é um excelente exemplo de harmonia com a natureza.

Situada perto da Tapada Grande, em pleno Parque Natural do Vale do Guadiana, esta exploração agrícola dedica-se à agricultura biológica.

Se por um lado pode parecer que o tempo parou, por outro, os hóspedes têm uma oportunidade única de fazer parte das vivências da planície, aliadas à criação de produtos alternativos, através do agro-turismo e do turismo ecológico.

Os donos da Herdade de Vale Covo dedicam-se principalmente à produção de óleos essenciais provenientes de plantas aromáticas e medicinais, cultivadas em modo de produção biológica.

São óleos 100% naturais, produzidos por destilação a vapor de água, num alambique.

As plantas que dão origem a esses óleos são produzidas nas estufas da própria exploração, o que facilita o controlo de qualidade. O rio Guadiana assegura o abastecimento de água do sistema de rega gota-a-gota.

Aliás, os proprietários da Herdade de Vale Covo recorrem constantemente às energias renováveis e não poluentes, como a energia solar.

Pequenos pátios com limoeiros e laranjeiras, pinturas e frescos murais considerados de interesse público, os jardins e a piscina são complementos agradáveis para os hóspedes.

A região é rica em curiosidades como o Pulo do Lobo, um estreito canal onde as águas se enfurecem e descem em cascata; o enorme complexo abandonado das minas de S. Domingos; e o porto fluvial do Pomarão.

Ali perto, Mértola, sobranceira ao rio Guadiana, possui um enorme interesse histórico: de facto, esta vila encantadora e de casario branco é como um museu vivo, com os vestígios de diferentes períodos exibidos em áreas distintas.

Também os restaurantes oferecem a boa comida alentejana e peixe fresco do Guadiana, com destaque para as enguias, o sável e a muge.

In Solares de Portugal A arte de bem receber , Edições INAPA, 2007

HISTORIAL

Herdade de Vale Côvo é proposta de Turismo Ecológico

A Herdade de Vale Côvo situada em Mértola, trata-se de uma exploração agro-florestal de 184 hectares, integrada no Parque Natural do Vale do Guadiana, no Baixo Alentejo. São hectares a perder a vista, em que o descanso é privilégio para aqueles que procuram momentos de tranquilidade, com qualidade.

Se por um lado pode parecer que o tempo parou, por outro, os hóspedes têm uma oportunidade única de fazer parte das vivências da planície, aliadas à criação de produtos alternativos, através do agro-turismo e do turismo ecológico. Os donos da Herdade de Vale Côvo dedicam-se principalmente à produção de óleos essenciais provenientes de plantas aromáticas e medicinais, cultivadas em modo de produção biológica. São óleos 100% naturais, produzidos por destilação a vapor de água, num alambique. As plantas que dão origem a esses óleos são produzidas nas estufas da própria exploração, o que facilita o controlo de qualidade.

O rio Guadiana assegura o abastecimento de água para o sistema de rega gota-a-gota. Aliás, os proprietários da Herdade de Vale Côvo recorrem, constantemente, às energias renováveis e não poluentes, como a Energia Solar. O lugar perfeito para quem quer viver a calma do campo, aprendendo novas formas de cultivo e de produção. A habitação é um monte tradicional alentejano, local privilegiado para a caça e pesca. São aliás variadas as actividades que se podem praticar na zona: percursos pedestres à descoberta da natureza e das suas paisagens; visitar o cultivo de plantas aromáticas e medicinais, como o rosmaninho, a esteva, o alecrim e o gerânio; visitar a destilaria onde são produzidos os óleos essenciais; e, através do acesso privado ao rio Guadiana, praticar pesca desportiva.

A Herdade de Vale Côvo é uma unidade de Agro-turismo com cinco quartos twin, que faz parte das Quintas & Herdades, Tipo C, da rede dos Solares de Portugal.