Num recanto da freguesia da Facha, no concelho de Ponte de Lima, fica a Quinta do Casal. Em tempos conhecida como Quinta do Casal do Condado, pertenceu à família Roque de Barros Rego, fidalgo da Casa Real, em 1645. Esta bela quinta resulta de um projeto de recuperação para turismo de habitação, oferecendo conforto e qualidade no seio da natureza. A mata, o souto, o pomar, e o olival rodeiam a casa, e permitem passeios agradáveis, enquanto a piscina ou o campo de ténis proporcionam momentos mais activos. A localização no vale da Facha constitui um convite à descoberta de outros tempos e as civilizações antigas da Ribeira-Lima. Esta casa, a caminho de Barcelos, permite o acesso às Termas do Eirogo, consideradas como uma das melhores águas minerais do país.
As salas e os quartos são extremamente luminosos, com amplas janelas de onde se desfruta de um magnífico panorama sobre extensos relvados e serras no horizonte.
A decoração é simples mas muito bonita, colorida e leve.
No lugar das antigas e pequenas casas dos caseiros foram feitos apartamentos, construídos de raiz, modernos e práticos, enquanto que na casa principal, os quartos estão reservados para os hóspedes do turismo de habitação.
Uma grande sala de estar e uma sala de jogos estão disponíveis para o encontro e bem-estar de todos. A mata, o souto, o pomar, e o olival rodeiam a casa, e permitem passeios agradáveis, enquanto a piscina ou o campo de ténis proporcionam momentos mais activos.
Uma mais-valia no inverno é a piscina interior e também o ginásio, onde os hóspedes podem manter a forma e relaxar.
Facha
A proximidade das termas pode complementar uma estada nesta casa, cujas características, já de si, proporcionam de forma ideal, o repouso e descanso. Esta casa, situada entre Ponte de Lima e Barcelos, permite um acesso fácil às Termas do Eirogo, consideradas como tendo uma das melhores águas minerais do país.
A Quinta do Casal, na Facha, é também conhecida como Quinta do Casal do Condado. Bem situada num vale entre o Monte da Nó e o do Castelo, próximo de Ponte de Lima, esta quinta e casa senhorial, pertencia em 1645 à família Roque de Barros Rego, fidalgo da Casa Real.
Este herdou-a de seu pai, Afonso de Caminha; nessa época apresentava-se toda murada e com capela.
A casa não passava de umas ruínas, até que, há bem pouco tempo, foram totalmente recuperadas pela actual proprietária, Zilda de Sousa Cardoso, segundo a estrutura original.
In Solares de Portugal A arte de bem receber , Edições INAPA, 2007
HISTORIAL
Situada na freguesia da Facha, concelho de Ponte de Lima, a Quinta do Casal, ou Quinta do Casal do Condado, como também é referida, fica no vale entre o Monte da Nó e o do Castelo. A poente destaca-se a capela da Senhora da Rocha e o Castro de Santo Estevão.
A Quinta então toda murada , com capela, era habitada e pertencia, em 1645, à família de Roque de Barros Rego, fidalgo da Casa Real, que a tinha herdado de seu pai Afonso de Caminha. Um dos seus avós, Fernão Anes do Rego, que viveu no tempo de D. João I, combateu com seu pai em Aljubarrota.
A Casa senhorial, até há pouco em total ruína, foi mandada reconstruir por Alcino Cardoso segundo a estrutura original, sendo objecto de conservação, recuperação, requalificação. Não fundir o velho com o novo, mas pô-los em confronto foi o conceito que presidiu ao projecto do Arq. Lourenço Rocchi.
Das suas amplas janelas, desfruta-se ao perto e ao longe um belo panorama.
As salas e os quartos são espaçosos e a decoração simples, de modo a proporcionar o conforto da vida moderna. Três dos quartos e seis apartamentos estão reservados ao Turismo, bem como uma sala de estar e de jogos. A propriedade inclui o solar, capela e apartamentos, piscinas, parque infantil, campo de ténis, ginásio, casa da eira, antiga azenha, ponte do caminho da igreja.
Este imóvel é classificado de interesse municipal por sugestão do IPPAR.