São Roque do Pico

O lugar de São Roque recebeu o foral de Vila a 10 de Novembro de 1542 pela mão de El-Rey Dom Johan III , onde consta Eu de meu moto proprio faço ho lugar de Sam Roque vylla e ey por bem que daquy em diante pera sempre seja e se chame vylla nova de Sam Roque

Situado em pleno Oceano Atlântico, a 760 milhas marítimas de Lisboa e 2110 de Nova Iorque, o Arquipélago dos Açores, Região Autónoma de Portugal, é o ponto mais ocidental da Europa. Constituído por nove ilhas, o arquipélago está dividido em três grupos: Oriental - ilhas de São Miguel e Santa Maria, o Ocidental - ilhas do Corvo e Flores e o Central que abrange as ilhas Terceira, Graciosa e o triângulo São Jorge, Faial e Pico.

A ilha montanha , situada no sentido noroeste sudeste, a 28º 20' de longitude e 38º 30' de latitude norte, a 4,5 milhas do Faial e 11 milhas de Jão Jorge, tem uma superfície de 447 m2, 42 km de comprimento e 15,2 km de largura, repartidos por três concelhos Lages, Madalena e São Roque, nosso município. Com cinco freguesias: Santa Luzia, Santo António, São Roque, Prainha e Santo Amaro, este abrange uma comunidade total de 3629 habitantes (censos 2001).

Foi em 1542 que o lugar de Sam Roque do Pico recebeu o foral de Vila. A vida dos seus habitantes decorria sem sobressaltos, dedicada ao cultivo e exportação de trigo e pastel. Viver tranquilo interrompido apenas pelas erupções vulcânicas que, desde o século XVI, alteraram a paisagem do concelho, dando origem a curiosas formações rochosas, marcadas por grandes extensões de lava negra, a que o povo deu o nome de mistérios . Nos finais do séc. XVIII chegaram às águas açorianas os baleeiros americanos, que aqui vinham abastecer víveres e recrutar arpoadores entre a população local. Esta circunstância introduziu no arquipélago a caça ao cachalote, chegando a transformação industrial deste cetáceo a constituir uma das principais actividades económicas durante cerca de duzentos anos. Com efeito, o já antigo porto comercial do Cais do Pico esteve intimamente ligado à actividade baleeira, de que temos prova no museu da antiga Fábrica da Baleia.

Por esta altura os terrenos de lava são arduamente transformados em férteis pomares de laranjeiras, com frutos considerados dos melhores do mundo, e produtivos vinhedos. O verdelho do Pico chega a atingir fama internacional por mais de dois séculos, estando presente na mesa dos czares da Rússia. Porém, no séc. XIX, assiste-se ao fim do denominado ciclo do verdelho , devido à devastação das vinhas pelo oídio e filoxera. Facto que levou uma considerável parte da população a imigrar, principalmente para a América do Norte e Brasil.

Hoje, o concelho encontra-se coberto por uma elevada percentagem de floresta, porém o sector primário, principalmente a agricultura, continua a suportar um peso considerável do equilíbrio da economia doméstica. O sector dos serviços é, no entanto, o que regista maior desenvolvimento.

Todavia, atendendo ao que de melhor o concelho tem para oferecer, o turismo terá de ser uma das grandes apostas do futuro. Caracterizado pelo negro da rocha vulcânica e por uma vegetação exuberante, São Roque oferece vários pontos dignos de interesse turístico.

A Reserva Natural da Montanha do Pico, montanha mais alta de Portugal, com uma imponente altitude de 2351 m, de cujo cume se pode observar a magnífica paisagem do Pico e ilhas em redor, é uma das zonas naturais mais características de todo o arquipélago. Em redor as lagoas do Capitão, situada no planalto interior, e do Caiado, no planalto central, integrada num núcleo de pequenas lagoas, completam a beleza deste lugar repleto de vegetação endémica. Os mistérios da Prainha e de Santa Luzia, o primeiro resultado de uma erupção vulcânica do século XVI e o segundo da erupção de 1718, quando as lavas expelidas atingiram uma distância de cerca de nove quilómetros até atingirem o mar entre o porto do Cachorro e o Lagido.

O Miradouro da Terra Alta, situado sobre o mar entre Santo Amaro e Piedade, com vista para a costa sul da ilha de São Jorge, tal como o Parque Florestal da Prainha, dotado de zonas de lazer eequipamento adequado à realização de piqueniques. O sítio da Furna, localizado na freguesia de Santo António apresenta também uma curiosa combinação do poder das forças da lava vulcânica e das ondas do mar, sendo um importante poiso de aves de arribação.

E não podemos deixar de referir a característica Paisagem Protegida da Cultura da Vinha do Pico, recentemente elevada a Património Mundial. Em particular, cada uma das freguesias do concelho têm locais e monumentos, sobretudo de cariz religioso, que mais ou menos conhecidos não perdem o seu interesse

Na vila de São Roque, a Igreja e Convento de São Pedro de Alcântara, construção que remonta ao século XVIII, oferece uma bela panorâmica da vila deitada sobre o mar. Edifício barroco, com torre sineira e arcos, guarda no seu interior valiosas talhas douradas, azulejos historiados na capela-mor e um imponente arcaz em jacarandá na sacristia. Do mesmo modo, na Igreja Matriz, reedificada em 1776 sobre um templo mais antigo, dedicada ao padroeiro São Roque, podem-se apreciar altares em talha dourada, assim como imagens do século XVI do santo patrono e do Século XVII de Santa Ana, uma estante de missal em madeira de jacarandá com embutidos de marfim e um lampadário em prata oferecido pelo Rei D. João V no século XVIII. Na mesma vila, o Museu da Antiga Fábrica das Armações Baleeiras permite a observação dos apetrechos e equipamentos utilizados na transformação daqueles cetáceos. Com umas impressionantes caldeiras e fornalhas é internacionalmente considerado um dos melhores museus industriais do seu género.

Santo António, que remonta aos finais do século XVII, tendo como padroeiro o santo que lhe empresta o nome, possui um pequeno templo, composto por uma única torre sineira, ao contrário do que acontece com a maior parte das igrejas da ilha, com um precioso retábulo de capela-mor todo dourado de fino corte, provavelmente um dos mais belos da ilha e dos Açores. Dignas de nota são , também, as imagens de assinalável dimensão de Santo António e do Coração de Jesus. As ermidas características dedicadas aos santos patronos de São Vicente e Santana colaboram para o imperativo desta visita.

Santa Luzia, elevada a freguesia em 1617, é um povoado característico, com os pitorescos lugares do Lagido, Arcos e Cabrito, junto ao mar. A Igreja Paroquial tem como orago Santa Luzia e já existia em 1723, possuindo um interessante altar-mor em talha dourada. Nos lugares à beira-mar podem-se visitar as ermidas da Senhora da Pureza (século XVII), de Nossa Senhora Rainha do Mundo e de São Mateus (séculos XVII / XVIII). Merecendo ainda referência o lugar da Ribeira Nova, onde se observam algumas construções basálticas com características primitivas. A Prainha, segunda povoação contruída na costa norte da ilha, tem como principais atractivos a piscina natural Poça Branca e a Baía de Canas, zona de veraneio outrora ligada à produção de vinho verdelho. Onde encontramos a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, mais um interessante edifício do século XVIII. Santo Amaro é por tradição o principal estaleiro naval dos Açores. Artífices experientes, usando ancestrais técnicas de construção, transformavam retorcidas peças de boas madeiras em botes e traineiras. Do século XVIII, com torre baixa e ameada, ficou-nos também a igreja paroquial do padroeiro. Enfim, assim é o nosso concelho, entre o sossego do espírito e a agitação da natureza, a policromia cultural de um povo que procura preservar o que de melhor tem para oferecer sem renunciar ao desenvolvimento de um amplo horizonte futuro.

Sem resultados.

CASA DE RODAS

Monção

Ver Mais

CASA DO CORREIO MOR

Ponte da Barca

Ver Mais

PAÇO DE CALHEIROS

Ponte de Lima

Ver Mais

CASA DO BARREIRO

Ponte de Lima

Ver Mais

CASA DO OUTEIRO

Ponte de Lima

Ver Mais

CASA DE CRASTO

Ponte de Lima

Ver Mais

CASA DA VÁRZEA

Ponte de Lima

Ver Mais

CASA DA LAGE

Ponte de Lima

Ver Mais

CASA DO ANQUIÃO

Ponte de Lima

Ver Mais

CASA DAS TORRES

Ponte de Lima

Ver Mais

Casa do Ameal

Viana do Castelo

Ver Mais

QUINTA DO MONTEVERDE

Viana do Castelo

Ver Mais

CASA DOS ASSENTOS

Barcelos

Ver Mais

CASA DE ALFENA

Póvoa de Lanhoso

Ver Mais

CASA DOS LAGOS

Braga

Ver Mais

CASA DA TOJEIRA

Cabeceiras de Basto

Ver Mais

CASA DAS PAREDES

Fafe

Ver Mais

CASA DE CANEDO

Celorico de Basto

Ver Mais

CASA DOS POMBAIS

Guimarães

Ver Mais

CASA DO RIBEIRO

Guimarães

Ver Mais

CASA DE SEZIM

Guimarães

Ver Mais

CASA DO CAMPO

Celorico de Basto

Ver Mais

Paço de São Cipriano

Guimarães

Ver Mais

CASA DE VILARINHO DE S. ROMÃO

Sabrosa

Ver Mais

CASA DAS TORRES DE OLIVEIRA

Mesão Frio

Ver Mais

CASA DOS VARAIS

Peso da Régua

Ver Mais

CASA DE SANTO ANTONIO DE BRITIANDE

Lamego

Ver Mais

SOLAR SAMPAIO E MELO

Trancoso

Ver Mais

CASA DO CONDADO DE BEIRÓS

S. Pedro do Sul

Ver Mais

QUINTA DE SÃO CAETANO

Viseu

Ver Mais

CASA DE MOGOFORES

Anadia

Ver Mais

CASA DAS TÍLIAS

Seia

Ver Mais

VILA DUPARCHY

Mealhada

Ver Mais

CASA DO CIMO

Fundão

Ver Mais

Quinta da Alcaidaria-Mór

Ourém

Ver Mais

CASA D'ÓBIDOS

Óbidos

Ver Mais

CASA DO CASTELO

Peniche

Ver Mais

CASA DO CRATO

Crato

Ver Mais

CASA DO TERREIRO DO POÇO

Borba

Ver Mais

QUINTA DA PRAIA DAS FONTES

Alcochete

Ver Mais

PALÁCIO DE RIO FRIO

Palmela

Ver Mais

CASA DO ROSSIO

Montemor-o-Novo

Ver Mais

CASA DAS BARCAS

São Roque do Pico

Ver Mais

CASA DAS CALHETAS

Ribeira Grande

Ver Mais

QUINTA DA CALÇADA

Melgaço

Ver Mais

QUINTA DE SANTO ANTÓNIO

Monção

Ver Mais

QUINTA DE CORTINHAS

Arcos de Valdevez

Ver Mais

QUINTA DA PROVA

Ponte da Barca

Ver Mais

QUINTA DO REI

Ponte de Lima

Ver Mais

CASA DA PORTELA DE SAMPRIZ

Ponte da Barca

Ver Mais

QUINTA DA ALDEIA

Ponte de Lima

Ver Mais

QUINTA DA ROSEIRA

Ponte de Lima

Ver Mais

QUINTA DA AGRA

Ponte de Lima

Ver Mais

Quinta do Sobreiro da Facha

Ponte de Lima

Ver Mais

QUINTA DO CASAL DO CONDADO

Ponte de Lima

Ver Mais

QUINTA DA MATA

Chaves

Ver Mais

QUINTA DE PAÇO D'ANHA

Viana do Castelo

Ver Mais

QUINTA DE SANTA BAIA

Ponte de Lima

Ver Mais

QUINTA DE MALTA

Barcelos

Ver Mais

QUINTA DO SOBREIRO

Vila Verde

Ver Mais

QUINTA DE SÃO BENTO

Vila Verde

Ver Mais

QUINTA DO SOURINHO

Barcelos

Ver Mais

QUINTA DE SANTA COMBA

Barcelos

Ver Mais

QUINTA DO CONVENTO DA FRANQUEIRA

Barcelos

Ver Mais

QUINTA DA PONTE DO LOURO

V.N. Famalicão

Ver Mais

QUINTA DE CIMA DE EIRIZ

Guimarães

Ver Mais

QUINTA DA PICARIA

Santo Tirso

Ver Mais

QUINTA DA VEIGA

Sabrosa

Ver Mais

QUINTA DE VENTUZELA

Cinfães

Ver Mais

QUINTA DO TERREIRO

Lamego

Ver Mais

Quinta de Pindela

V.N. Famalicão

Ver Mais

QUINTA DA BACELADA

Meda

Ver Mais

QUINTA DA COMENDA

S. Pedro do Sul

Ver Mais

QUINTA DE SÃO LOURENÇO

Anadia

Ver Mais

QUINTA DO ALBERGUE DO BONJARDIM

Sertã

Ver Mais

MONTE DA CORTE LIGEIRA

Beja

Ver Mais

CASA DA EIRA

Valença

Ver Mais

CASA DA ENCRUZILHADA

Ponte de Lima

Ver Mais

MOÍNHO DE ESTORÃOS

Ponte de Lima

Ver Mais

CASA DO TAMANQUEIRO

Ponte de Lima

Ver Mais

QUINTA DO SALGUEIRINHO

Ponte de Lima

Ver Mais

CASA DO MONTE

Barcelos

Ver Mais

CASA DE SEQUIADE

Barcelos

Ver Mais

CASA DO FORAL

Rio Maior

Ver Mais

VILLA DAS ROSAS

Sintra

Ver Mais

CASINHA DE MOZELOS

Paredes de Coura

Ver Mais

QUINTA DA BEMVISA

Ponte de Lima

Ver Mais

CASA DA SERRA - CERQUIDO VILLAGE

Ponte de Lima

Ver Mais

Azenha do Rei

Ponte de Lima

Ver Mais

Quinta do Ameal - Enoturismo

Ponte de Lima

Ver Mais

QUINTA DE CARTEMIL

Ponte de Lima

Ver Mais

CASAS DE PORTO BOM

Ponte da Barca

Ver Mais

QUINTA DE SÃO SEBASTIÃO

Ponte de Lima

Ver Mais

Quinta do Sorilhal

Vieira do Minho

Ver Mais

CASA DO CASAL DO CARVALHAL

Amares

Ver Mais

QUINTA DO BARRACÃO DA VILARIÇA

Vila Flor

Ver Mais

CASA DE SANTA CRISTINA

Marco de Canaveses

Ver Mais

CASA DAS RENDUFAS

Torres Novas

Ver Mais

CASA DOS MATOS - The Nest

Porto de Mós

Ver Mais

QUINTA DAS LAVANDAS

Castelo de Vide

Ver Mais

CASA DA AL-DEIA

Rio Maior

Ver Mais

Moinho da senta

Rio Maior

Ver Mais

Casa Mar de Serra

Rio Maior

Ver Mais

MOINHO MÓ DA PRAIA

Santa Cruz da Graciosa

Ver Mais

QUINTA DO COVANCO

Alenquer

Ver Mais

CASAS DE ROMARIA

Mora

Ver Mais

MOINHO DO ÁLAMO

Montemor-o-Novo

Ver Mais

CASA DO ALTO DA EIRA

Cuba

Ver Mais

Herdade do Freixial

Odemira

Ver Mais

CASA DAS CORES

Mértola

Ver Mais

HERDADE DOS CASTELEJOS

Castro Verde

Ver Mais

CASAS DA CERCA

Odemira

Ver Mais

CASAS DA PEDRALVA

Vila do Bispo

Ver Mais

SOLAR DA BICA

São Vicente

Ver Mais