CASA DOS ASSENTOS - QUINTIÃES, BARCELOS
Entre Barcelos e Ponte de Lima, surge a Casa dos Assentos. A origem da casa remonta ao século XVII e está associada ao registo dos Foros e Rendas da população, desde tempos antigos. Hoje, esta magnífica casa senhorial, testemunho da arquitectura minhota, oferece com distinção, tranquilidade e conforto, uma viagem pela história local.
A proprietária, Júlia dos Santos Alves Araújo Novais Machado, acolhe o hóspede num ambiente familiar partilhando a história e as tradições da casa.
A casa principal oferece três quartos duplos com casa de banho e uma sala de estar. Os apartamentos espaçosos e equipados com cozinha, sala de estar, lareira e casa de banho, estão preparados para receber com distinção, tranquilidade e conforto. Dispõe, também, de sala de jogos e duas piscinas com área de lazer. O jardim constitui uma inspiração dos sentidos, pelos maciços de flores e trepadeiras ao longo das estações do ano.
Avenida da Igreja - Quintães
Junto da igreja da povoação de Quintiães, com os seus muros cobertos de azulejos e a escassos dez quilómetros de Barcelos, ergue-se esta belíssima casa senhorial, camuflada sob grandes maciços de trepadeiras. A Casa dos Assentos, assim chamada por nela se fazerem os "registos" dos Foros e Rendas das populações em tempos idos, é hoje um magnífico testemunho da arquitectura minhota. O edifício está documentado desde o século XVII, embora seja anterior, e apresenta-se como uma construção de pedra, guarnecida por duas bonitas galerias com escadaria que dão acesso ao primeiro andar. A fachada está salpicada de janelas que proporcionam uma agradável luminosidade ao interior. A proprietária, Júlia dos Santos Alves Araújo Novais Machado, conseguiu transmitir um ambiente familiar ao interior da casa, com mobiliário antigo, e chão e tectos de madeira.
Na casa principal encontram-se três quartos duplos com casa de banho e uma sala de estar. A sala, que conserva as paredes de pedra, tem lareira, poltronas confortáveis e uma biblioteca num recanto acolhedor, com uma camilha e uma grande janela.
No jardim, os apartamentos espaçosos, todos em granito, estão preparados para receber com distinção, tranquilidade e conforto os visitantes. As antigas dependências dos trabalhadores, estão hoje munidos de cozinha, sala de estar com lareira e dois quartos duplos com casa de banho, um dos quais conta também com um jardim privativo.
A Casa dos Assentos dispõe ainda de sala de jogos, bem como de duas piscinas com uma zona de guarda-sóis e uma relva bem cuidada. O jardim, muito bem tratado, está coberto de maciços de flores, repartidos de forma a que a cor do conjunto varie de acordo com as estações do ano.
In Solares de Portugal A arte de bem receber , Edições INAPA, 2007