Entre Braga e Barcelos, num recanto de Bastuço, surge a bela Quinta do Sourinho com origem no século XVIII. No seio de um maravilhoso enquadramento natural, esta propriedade recuperada em 1992, restituindo as características rurais, a Quinta do Sourinho é reservada como casa completa em regime de exclusividade e oferece um ambiente de conforto e qualidade no campo.

O proprietário da casa, Fernando Teixeira de Almeida, cuidou de instalar cinco quartos duplos na casa principal e dois apartamentos anexos para duas pessoas cada, para que possam facilmente encontrar sossego e privacidade no seio de um ambiente inesquecível, ideal para uns dias de repouso bem merecidos. As salas de jantar e estar são espaçosas e bem equipadas com tectos abobadados de madeira restaurados e adornados com pratos antigos, enquanto o escritório adjacente com paredes forradas de livros pretende ser um canto escondido para leitura silenciosa. Uma cozinha de madeira e granito bem equipada para grupos.

A família acolhe com simpatia, proporcionando momentos especiais e uma estadia reconfortante. Dispõe de um conjunto de equipamentos e espaços de lazer, desde uma refrescante piscina, ténis de mesa e belos jardins, onde não faltam recantos mágicos ao abrigo de nogueiras e castanheiros e, para os amantes de actividades lúdicas, um equipamento completo de ténis de mesa.

Alojamento

  • 1 x Casa Completa - Desde 425.00€ / noite

Características

  • Fala-se francês
  • Fala-se inglês
  • Internet
  • Jardins
  • Passeios a Pé
  • Pequeno-almoço não incluído
  • Piscina
  • Sala de jogo
  • Ténis de mesa

Localização

Santo Estevão - Bastuço

5527 CC

No lugar de Sourinho, em Bastuço, a dez quilómetros de Braga, encontra-se esta bonita casa de granito. Maravilhosamente localizada num calmo ambiente rural, a Quinta do Sourinho encontra-se envolvida pelos seus campos cultivados que se espraiam langorosamente por entre nogueiras e castanheiros.

Nas redondezas, o visitante poderá aventurar-se e descobrir os encantos naturais da zona e também desfrutar de alguns prazeres urbanos que lhe são oferecidos por Braga e Barcelos, a apenas 18 quilómetros de distância.

Construída no inicio do século XVIII, a casa da Quinta do Sourinho foi totalmente remodelada em 1992, conservando as suas características rurais e, ao mesmo tempo, proporcionando alojamento com todo o conforto aos seus mais diversos hóspedes. A casa solarenga é espaçosa e acolhedora, a arquitectura do edifício é típica da região e apresenta um interessante exemplar, bem conservado e restaurado, de um espigueiro.

In Solares de Portugal A arte de bem receber , Edições INAPA, 2007

HISTORIAL

A Quinta do Sourinho, situada na Freguesia de Santo Estevão de Bastuço, foi objecto de restauro e reabilitação recente, tendo o aproveitamento agrícola consistido no plantio de nogueiras e castanheiros visando a valorização da sua componente ambiental e ecológica.

Situada a 3 Km da EN103 que liga Braga a Barcelos, a Quinta do Sourinho dista cerca de 8 Km de Braga e 18 de Barcelos.

Ambas as cidades são anteriores à ocupação romana da península. Barcelos é ainda conhecida pelo facto do primeiro título nobiliárquico existente em Portugal ser o Conde de Barcelos, tendo os sucessivos Condes influenciado a nossa História.

Relativamente a Braga, para além da influência religiosa que sempre disfrutou, os seus bispos tiveram nos séculos XII e XIII acção decisiva para a independência de Portugal.

A Casa, com cerca de 200 anos, serve de residência à família que a adquiriu em 1992 e restaurou posteriormente.