Em S. Cristovão do Selho, no concelho de Guimarães, ergue-se a Casa do Ribeiro mandada construir em 1688. O conjunto da propriedade, integra quatro quintas e amplos montados, encerrando nas suas paredes testemunhos do fausto e a história de outrora.

O mobiliário antigo preservado e os tectos artisticamente pintados, transportam os hóspedes para outros tempos. Na fachada principal podemos ver as armas da família e, no seu belo jardim, uma fonte com três estátuas, simbolizando as Três Virtudes: Fé, Esperança e Caridade. Em 1984, abre as portas ao turismo de habitação, dispondo de quatro quartos confortáveis. Lugar de paisagem natural, ar puro e águas cristalinas, oferece aos visitantes uma atmosfera tradicional do Minho, passeios pedestres, produtos locais, magustos, sardinhadas e animados arraiais.

Alojamento

  • 3 x Duplo - Desde 132.00€ / noite
  • 1 x Individual - Desde 108.00€ / noite

Características

  • Biblioteca
  • Caça
  • Capela
  • Fala-se francês
  • Fala-se inglês
  • Jardins
  • Passeios a Pé
  • Pesca
  • Sala para conferências

Localização

S. Cristovão do Selho

6656 TH

Próxima da terra que viu nascer Portugal, ergue-se a nobre Casa do Ribeiro, formada por um conjunto de quatro quintas e amplos montados. Reza a história que foi mandada construir em 1688 pelos antepassados da actual proprietária. O seu formato em V, uma capela de arquitectura octogonal e portal com pedra armoriada sobressaem do sóbrio edifício de fachada branca ladeado a granito. Recentemente, na década de 70, procedeu-se a reparações com o objectivo de preservar todo o estilo arquitectónico inicial da casa, que encerra nas suas paredes pormenores valiosos e testemunhos do fausto de outrora. No interior da habitação é possível encontrar mobília antiga e tectos artisticamente pintados, transportando os seus apreciadores ao que de melhor a casa tem. Na fachada principal podemos ver as armas da família e, no seu jardim, uma fonte com três estátuas, simbolizando as Três Virtudes: Fé, Esperança e Caridade. Em Outubro de 1984, abriu as portas ao turismo de habitação, tendo à disposição dos turistas quatro quartos, todos com casa de banho.

Lugar muito repousante, com magnifica paisagem, bons ares e boa água, oferece aos visitantes um ambiente tipicamente minhoto, magustos, sardinhadas e arraiais que fazem deste local um ponto de atracção no turismo de Guimarães.

In Solares de Portugal A arte de bem receber , Edições INAPA, 2007

HISTORIAL

A casa do Ribeiro situa-se em S. Cristovão do Selho, próximo de Guimarães, distrito de Braga. Construida no século XVII (1688) pelos antepassados da actual proprietária, esta residência com arquitectura em U possui uma capela em forma octogonal e um portal com com pedra armoriada.

Posteriormente, no ano 1975, procederam-se a reparações com o objectivo de preservar todo o estilo arquitectónico inicial da casa, que encerra nas suas paredes pormenores valiosos e testemunhos do fausto de outrora.

No interior da habitação é possível encontrar mobília antiga e tectos maravilhosamente pintados, transportando os seus observadores à magia dos tempos de outrora.

Na fachada principal podemos ver as armas da família, e no seu jardim uma fonte com três estátuas, simbolizando as Três Virtudes: Fé, Esperança e Caridade.

Situada a 7 quilómetros de Guimarães e a 20 quilómetros de Braga, a Casa do Ribeiro forma um conjunto de 4 quintas, 2 propriedades e grandes montados.

Em Outubro de 1984, abriu as portas ao 'Turismo de Habitação', tendo à disposição dos turistas, uma suite, 2 quartos de casal e um individual com casas de banho privativas.

Lugar muito repousante, com magnífica paisagem, bons ares e boa água, oferece aos turistas num ambiente tipicamente minhoto, magustos, sardinhadas e arraiais que fazem deste local um ponto de atracção no turismo de Guimarães.