A Aldeia de Brotas, é uma típica aldeia alentejana, que apresenta um conjunto arquitectónico muito bem preservado e onde subsiste ainda um conjunto de tradições ligadas à cultura e história local. Foram recuperadas 6 casas para receber todos aqueles que querem descobrir uma região onde as tradições resistem.
As casas com capacidade para grupos entre 2 e 5 pessoas, proporcionam uma estada em total independência, disponibilizando em todas as casas uma pequena cozinha para que possa preparar as suas refeições. As salas com lareira e a decoração, tipicamente alentejana, são um convite a um serão descontraído.
Às casas foi atribuído o nome das confrarias a que pertenciam, sendo respeitada a traça tradicional, mantendo a configuração e aspecto original.
Brotas possui quinhentos anos de história e um invulgar património arquitectónico, do qual sobressaem o Santuário de Nossa Senhora de Brotas e a imponente Torre das Águias, são locais obrigatórios no itinerário de todos aqueles que visitam a Aldeia. Lugar pacato e fora dos circuitos turísticos mais mediáticos, particularmente interessante pelo carácter pitoresco que encerra, aldeia de Brotas é um verdadeiro reservatório do património cultural.
Rua da Igreja - Brotas
A aldeia de Brotas, é uma aldeia rural, com a maioria das suas actividades ligadas à agricultura. Brotas tem mantido ao longo do tempo todo o seu esplendor a nível arquitectónico com as suas fachadas pintadas de branco e com os seus alisares de pedra ou então caiados de branco, azul ou amarelo.