O Solar Sampaio e Melo, edifício de meados do século XVII, situa-se no Centro Histórico da cidade de Trancoso. O edifício começou por pertencer à família “Sá Menezes“, que, por casamento, se ligou à família Sampaio Melo, oriunda da Casa Grande do Rabaçal, no concelho da Mêda.

Características

  • Ar condicionado
  • Fala-se espanhol
  • Fala-se francês
  • Fala-se inglês
  • Internet
  • Jardins
  • Piscina exterior
  • Refeições mediante solicitação

Experiências

  •   Provas de Vinho
  •   Passeios a pé

Localização

Largo Dr. Eduardo Cabral, 3

5666 TH

Durante anos, esta casa passou por vários proprietários e, no ano de 2011, uma descendente direta da família volta a adquiri-la por compra.

Nas mãos da nova proprietária, é transformado em Turismo de Habitação, honrando-o com o Brasão da família e dando-lhe o nome pelo qual é conhecido: “Solar Sampaio e Melo”. A remodelação do edifício, aproveitando o seu estilo clássico, proporcionou uma nova modernidade e comodidade, através da colocação dos materiais nobres da época (pedra e ferro).

O interior é uma simbiose perfeita entre os mobiliários antigos da família e as modernidades atuais, que todos apreciamos, com uma decoração que reflete luxo e atualidade. O bom gosto impera e está dignamente apto a criar um ambiente tranquilo, que aposta no bem-estar e privacidade dos hóspedes.

A ornamentação foi escolhida pela proprietária, que quis dar relevo às pinturas e esculturas do seu avô, António Sampaio e Melo, bem como aos bordados e tapeçarias da sua avó, Esperança de Matos Sampaio e Melo. O seu pai tem igualmente presença através de uma pequena exposição dos objetos usados na prática de medicina.

A sala principal, o pátio interior, o parque para as crianças, bem como a sala de reuniões e a sala de jogos são alguns dos motivos para não querer deixar de desfrutar deste agradável solar.

Cada quarto possui um toque único de elegância e modernidade, num equilíbrio perfeito entre o estilo clássico e minimalista, onde o design está pensado para o conforto de quem o usufrui.

Os muros altos (que conferem privacidade e grandeza), as cameleiras centenárias, o torreão e suas ameias, o bar e a piscina exterior refrescante tornam o jardim num local muito bonito e convidativo para lazer, em especial nos agradáveis dias de calor.

O projeto arquitectónico, terminado em 2015, é belo e arrojado e respeita o traço original, conferindo ao empreendimento uma personalidade própria e um ambiente moderno e muito confortável.