Seja Bem Vindo aos Solares de Portugal
Português
English
Français
Telefone +351 258 931 750Contactosinfo@solaresdeportugal.pt

A vizualização deste conteúdo requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Solicitou um solar que não está presentemente disponível. Por favor, queira tentar novamente
Casa da Timpeira - Timpeira - Vila Real - Trás-os-Montes - Casa Antiga - Manor HouseCasa da Timpeira - Timpeira - Vila Real - Trás-os-Montes - Casa Antiga - Manor HouseCasa da Timpeira - Timpeira - Vila Real - Trás-os-Montes - Casa Antiga - Manor HouseCasa da Timpeira - Timpeira - Vila Real - Trás-os-Montes - Casa Antiga - Manor HouseCasa da Timpeira - Timpeira - Vila Real - Trás-os-Montes - Casa Antiga - Manor House Casa da Timpeira - Timpeira - Vila Real  - Trás-os-Montes - Casa Antiga - Manor HouseCasa da Timpeira - Timpeira - Vila Real  - Trás-os-Montes - Casa Antiga - Manor HouseCasa da Timpeira - Timpeira - Vila Real  - Trás-os-Montes - Casa Antiga - Manor HouseCasa da Timpeira - Timpeira - Vila Real  - Trás-os-Montes - Casa Antiga - Manor HouseCasa da Timpeira - Timpeira - Vila Real  - Trás-os-Montes - Casa Antiga - Manor House
Equipamento e CaracterÍsticasCaracterísticas e Equipamentos
  Biblioteca  Fala-se espanhol
  Fala-se francês  Fala-se inglês
  Jardins  Passeios a Pé
descubra maisDescubra Mais

Guardada entre pedra e flores, num cenário onde dominam a agreste serra do Marão e a cidade de Vila Real, a Casa da Timpeira manifesta toda a sua formosura, agradando a vista de quem passa por perto. Mandada construir no século XVI, foi ampliada no século XVIII e recentemente alvo de derradeiro restauro. Raiz da família dos Azevedos, está ligada ao padre António de Azevedo, que aí habitou. Cunhado de uma irmã de Camilo Castelo Branco, tornou-se seu mestre quando este ficou órfão aos 14 anos e veio viver com aquela irmã. A dedicação ao mestre foi tal que o romancista lhe dedicou a obra "O Bem e o Mal".
A casa, que sempre pertenceu à mesma família, salvo durante um curto espaço de tempo no século passado, acabou por ser recuperada pelo avô da actual proprietária, tornando-se um centro de actividade politica e lugar de grandes tertúlias.
A decoração é simples e cuidada. Um dos quartos destaca-se pelo estilo regional, com camas de ferro e um aparador - que também serve de toucador - aberto directamente na parede. Os outros quartos de dormir são clássicos, com móveis de madeira e algumas camas de estilo D. João V, com a característica talha de madeira muito trabalhada. A sala conserva um artesoado de madeira, octogonal e uma lareira de pedra. Mas a referência desta casa é a biblioteca, onde se podem encontrar livros de Camilo Castelo Branco assinados por Ana Plácido. Uma óptima visita para quem aprecia bons serões de leitura e tranquilidade.
In “Solares de Portugal – A arte de bem receber”, Edições INAPA, 2007

HISTORIAL
Fica nas proximidades de Vila Real esta magnífica casa do século XIV, raíz da família dos azevedos, ampliada no século XVIII. Foi recentemente restaurada. Esteve sempre na posse da família, com excepção de um breve espaço de tempo no século XIX, após o que foi readquirida pelo avô do actual proprietário.
Está cheia de memórias. No século XIX foi um activo centro político em torno do Conselheiro António de Azevedo Castelo Branco na juventude do grande romancista, em homenagem ao qual está em formação uma biblioteca camiliana na casa.