Tipo:
Casas Rústicas
Proprietário:
Mário Trigo Cortez Pereira
Contactos:
Email muralha@solaresdeportugal.pt
Alojamento:
1 alojamento(s) Duplo - 75 EUR/noite
3 alojamento(s) Twin - 75 EUR/noiteRESERVE JÁ
No centro histórico de Serpa, encostada às Portas de Beja da muralha dionisina – sobre a qual se erigiu um aqueduto no século XVII, situa-se a Casa da Muralha. Mandada construir no Séc XIX, pela família dos actuais proprietários, de acordo com o padrão e com os métodos construtivos alentejanos da época, com tectos em abóbada ou caniço e paredes brancas. Em 1995, concluiu-se o arranjo de parte da casa. Os quartos foram organizados de forma a garantirem a privacidade e acesso independente. São quatro quartos destinados a hóspedes com mobiliário típico alentejano. O pequeno-almoço é servido com produtos típicos da região alentejana.
Nas épocas próprias, a caça e a pesca são praticadas por muitos dos seus habitantes e visitantes. Por isso, a Casa da Muralha contribui para uma oferta mais variada a quem visita a vila e quem pretende encontra um pouco deste ambiente.
De Lisboa: Siga pela A2 saindo para o IP8 em Direcção a Beja. Em Beja, siga pela EN260 em direcção a Serpa/Espanha. Saia da EN260 na primeira saída para Serpa. A Casa da Muralha localiza-se junto a uma das Portas da Muralha de Serpa - as Portas de Beja – facilmente identificável pela existência de um aqueduto encimando a muralha.
Coordenadas GPS
N 37 ° 56 '36.9 "
W 07 ° 35 '58.8 "
Em pleno centro histórico de Serpa, a Casa da Muralha fica encostada às portas da cidade e da antiga muralha romana.
Mandada reconstruir no século XX pela família dos actuais proprietários, de acordo com o padrão e os métodos construtivos alentejanos da época, tem bonitos tectos em abóbada e caniço e típicas paredes brancas.
Em 1995 concluiu-se o arranjo de parte da casa. Os quartos foram organizados de forma a garantirem a privacidade e acesso independente.
Os quartos destinados aos hóspedes têm mobílias tipicamente alentejanas e vista sobre a muralha e o belo aqueduto em arcada italiana, mandado erigir no século XVII.
O primeiro andar foi sempre destinado à habitação pelos proprietários.
O rés-do-chão, actualmente reconvertido, era o lugar onde se amassava o pão, guardava o azeite ou a lenha, faziam os enchidos e acondicionavam os machos e o carro.
Também a hora do pequeno-almoço é outro dos deleites de uma estada aqui. Pela manhã, antes de começarem as muito recomendadas explorações pelas redondezas, pode preparar o estômago com o pão e o queijo de Serpa, acompanhados de sumos de fruta naturais e outros produtos regionais.
Este é um bom lugar para apreciar os deliciosos aromas e sabores do Alentejo.
Nas épocas próprias, a caça e a pesca são praticadas por muitos dos seus habitantes e visitantes, existindo coutos para a caça à lebre, perdiz e javali. Montarias, esperas e batidas são possíveis mediante marcação prévia.
A região é de uma beleza natural muito rica e, entre vários dos passeios possíveis, recomenda-se o Pulo do Lobo, a Albufeira do Alqueva, os moinhos do rio Guadiana ou a Serra de Ficalho e o Parque Natural do Vale do Guadiana.
Em Serpa, o castelo, o Museu do Relógio e de Etnografia complementam as descobertas.
In “Solares de Portugal – A arte de bem receber”, Edições INAPA, 2007