São Vicente

São Vicente situa-se no litoral norte da Ilha da Madeira, que se caracteriza por espectaculares paisagens verdejantes, debruçadas sobre o azul profundo do mar.

Surge aos nossos olhos imponente, pelas suas montanhas e pelas pequenas casas espalhadas ao longo do vale.

São Vicente é uma das localidades mais simpáticas e acolhedoras da Ilha da Madeira, cujas características são marcadamente rurais.

As ruas estreitas em calçada e as escadarias em frente à igreja matriz são um dos postais de São Vicente.

A calma reina, nas ruas vedadas ao trânsito, onde as lojas antigas, nos fazem lembrar que nem sempre houve grandes centros comerciais.

A pequena capela construída em 1692 dentro de uma rocha de basalto, situada na foz da ribeira, que atravessa a vila, é um dos ex-libris de São Vicente.

Ali mesmo ao lado, encontra-se o Parque Urbano, numa mancha verde de jardins com lagos, vias pedonais e um polidesportivo, constituindo uma agradável zona de lazer. v As praias existentes na Madeira, assentam em calhaus de pedra rolada de basalto, pelo que os complexos balneares disponibilizam uma série de infra-estruturas cómodas e funcionais para facilitar o acesso ao mar e de apoio aos desportos náuticos, bem como restaurante e bar, solário e uma promenade com 620 metros que liga o Varadouro à Baía dos Juncos.

As características do mar em São Vicente reúne excelentes condições para os adeptos do surf . As maravilhosas ondas que ali se formam, proporcionam altos voos aos praticantes.

A moderna rede rodoviária da Ilha da Madeira aproximou a costa Norte da Madeira. Em cerca de 30 minutos alcança-se a cidade do Funchal.

S. Vicente e a zona envolvente oferecem aos visitantes locais de interesse e de rara beleza!

A Costa Norte da Ilha da Madeira é uma das zonas vinícolas mais ricas da região, com uma vista fabulosa sobre os vinhedos e o mar.

Aqui tudo parece ser diferente. Vertentes áridas e montanhas verdejantes servidas de socalcos com vinhas protegidas da brisa marítima com urzes, tornam a paisagem única.

Em São Vicente é ainda possivel observar uma variedade de interesses, quer do ponto de vista do património natural quer do ponto de vista do património construído e cultural, como são o caso do Núcleo Museulogico da Rota da Cal e as grutas vulcanicas.

Na Boaventura o cenário é ainda mais verdejante, pintado por pequenas casas espalhadas por vales.

Subindo a serra podemos ver a rara beleza da Falca de Baixo, Falca de Cima, Achada da Madeira, Lapinhas e Lombo do Urzal.

No Arco de São Jorge, encontra-se o Museu da Vinha e do Vinho. Para além dos lagares e instrumentos utilizados ao longo das décadas para produzir o vinho, pode observar-se ao vivo os vários ciclos da vinha e provar e adquirir vinhos de mesa e licorosos. O museu é uma homenagem ao viticultor madeirense. O espaço integra Doces Tradições" que, recuperando velhas receitas, produz pão caseiro, bolos e broas de mel.

Ao chegar a Santana aparecem aos nossos olhos as emblemáticas casas de colmo.

Durante muitos anos inacessível por mar e terra, Santana conservou características singulares.