Seja Bem Vindo aos Solares de Portugal
Português
English
Français
Telefone +351 258 931 750Contactosinfo@solaresdeportugal.pt

A vizualização deste conteúdo requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

CinfãesCinfãesSolares de Portugal « Cinfães


O concelho de Cinfães é composto por 17 freguesias, distribuídas por uma área de 243 quilómetros quadrados onde residem cerca de 25 mil habitantes. Acompanhando a margem esquerda do rio Douro, o concelho desenvolve-se num dos lados da serra de Montemuro. A região oferece boas condições para a pesca, a caça e os desportos náuticos, concretamente na albufeira do Carrapatelo.
Nos tempos pré-históricos estas terras atraíram povos que aqui se fixaram, como o podem provar o seu património arqueológico e toponímia dos lugares.
Em 1513, D. Manuel deu foral a esta vila, que em tempos já tinha sido senhoriada por Egas Moniz, onde com ele, viveu D. Afonso Henriques nos primeiros anos da sua vida. A principal actividade de Cinfães é a agricultura, onde predominam o vinho verde, o milho e frutas várias. A cozinha é variada e o artesanato continua bem vivo e procurado. Ainda se produzem peças para serem usadas no quotidiano, como os cestos e cestas para vindimas, os tamancos e os chapéus de palha, normalmente utilizadas pelos agricultores. O escoamento que ainda vai havendo para estes produtos é benéfico para a continuidade de artesãos nesta região. Apesar de algum desenvolvimento desordenado, em termos arquitectónicos, Cinfães sabe preservar o que tem de melhor.